Paulo Melo Lopes
Psicologia e Psicoterapia
Paulo Melo Lopes
Psicologia e Psicoterapia
A consulta de Psicologia é um serviço profissional na área da saúde especializado no funcionamento mental das pessoas e na forma como se relacionam com os outros. Aborda questões e problemas emocionais, relacionais, profissionais e escolares. O seu objetivo é melhorar a sensação de bem-estar psicológico, emocional e relacional, aumentar a qualidade de vida, aliviar sintomas e estados emocionais negativos e ajudar à resolução de momentos de crise.
Problemas nos relacionamentos, dificuldades emocionais, depressão, perturbações de ansiedade, perturbações da personalidade, problemas familiares, fases de transição da vida, luto e perturbações do processo de luto, fobias, problemas profissionais... Saiba mais >
Dificuldades nos relacionamentos, ansiedade e medos, separação dos pais, depressão, comportamentos agressivos, dificuldades escolares, problemas de autoestima...
Saiba mais >
Recusa em ir para a escola, recusa em brincar, para adormecer ou ocorrência frequente de pesadelos, isolamento e apatia, .dificuldades no relacionamento, dificuldades escolares, ansiedade e medos, alterações inesperadas no comportamento. Saiba mais >
Falta de diálogo, projetos e desejos diferentes, perda da intimidade, questões sexuais, filhos, desentendimentos constantes, mudanças de vida inesperadas, perda de respeito. Saiba mais >
A depressão, a ansiedade, o stress e as dificuldades relacionais são alguns dos problemas que poderão levar as pessoas a procurar a ajuda de um psicólogo.
A consulta de Psicologia é indicada para todas as idades e para diversas problemáticas, como por exemplo: dificuldades nos relacionamentos, dificuldades familiares ou conjugais, depressão, ansiedade, irritabilidade, dificuldades profissionais, dificuldades escolares, stress... Muitas vezes o mal-estar psicológico é acompanhado de queixas físicas, que surgem como expressão do sofrimento psicológico.
Algumas pessoas recorrem a um psicólogo em momentos específicos da sua vida para refletir acerca de aspectos muitos particulares. Muitas vezes não estão satisfeitas com algum aspeto e sentem necessidade de mudar ou de parar para refletir. Também poderão estar a passar por uma situação que produz sofrimento e instabilidade. Na consulta de Psicologia, o psicólogo tenta perceber o que levou a pessoa a procurar ajuda. Fará algumas perguntas sobre a sua vida, só assim poderá compreender melhor a sua situação. O objetivo do psicólogo não é, em momento algum, julgar. Esta primeira conversa, que poderá estender-se para futuras sessões, dá ao psicólogo informações valiosas para saber como poderá ajudar.
Na consulta de Psicologia poderá ser avaliada a necessidade de um trabalho psicoterapêutico.
A Psicoterapia é um processo de tratamento dos problemas psicológicos. Visa não só aliviar os sintomas que levaram a pessoa a procurar ajuda psicológica, mas também desenvolver competências pessoais que permitam viver melhor. Trata-se de um processo onde a pessoa e o psicoterapeuta trabalham juntos para explorar as raízes das dificuldades, conflitos, problemas e sintomas actuais. Através da psicoterapia é possível voltar a sentir bem-estar e ter qualidade de vida novamente. Saiba mais >
Problemas nos relacionamentos, dificuldades emocionais, depressão, perturbações de ansiedade, perturbações da personalidade, problemas familiares, perturbações alimentares, fases de transição da vida, luto e perturbações do processo de luto, fobias, problemas profissionais...
Por vezes, a vida toma um rumo inesperado e enfrentamos problemas com os quais simplesmente não conseguimos lidar, e que nos podem paralisar. Um psicólogo pode ajudar. A psicoterapia pode ajudá-lo/a a tornar a sua vida mais saudável e produtiva.
Considere procurar ajuda se:
Recusa em ir para a escola, recusa em brincar, dificuldades para adormecer ou ocorrência frequente de pesadelos, isolamento e apatia, dificuldades no relacionamento, dificuldades escolares, ansiedade e medos, alterações inesperadas no comportamento.
Todas as crianças passam por várias fases no seu processo de desenvolvimento. Por diversos motivos, as crianças podem apresentar dificuldades e este processo pode ser prejudicado. A intervenção psicológica permite que a criança retome o seu normal desenvolvimento.
O aconselhamento parental destina-se a pais e outras pessoas que tenham crianças e adolescentes a seu cargo. Um psicólogo poderá prestar apoio na desafiante tarefa de educar, ajudando a construir as ferramentas e as estratégias mais adequadas às necessidades das crianças e dos jovens, com o objetivo de promover o seu bem-estar e o seu desenvolvimento harmonioso.
Poderão ser vários os motivos para procurar a ajuda de um psicólogo: ansiedade e medos, separação dos pais. dificuldades em lidar com algumas emoções, tristeza persistente ou depressão, falta de motivação para aprender, dificuldades de aprendizagem.
Falta de diálogo, projetos e desejos diferentes, perda da intimidade, questões sexuais, filhos, desentendimentos constantes, mudanças de vida inesperadas.
O ressentimento e a insatisfação estão a ganhar espaço? Há falta de interesse e uma crescente sensação de distanciamento? Estes são alguns dos motivos para procurar a Terapia de Casal, antes que a relação piore e, eventualmente, chegue a um ponto sem retorno.
Ainda que as relações comecem fortes, muitas enfraquecem por um alargado conjunto de razões. As razões poderão ser stress no trabalho, desemprego, dificuldades financeiras, questões de infertilidade, infidelidade, mudanças no percurso de vida tais como reforma, tentativas para juntar as famílias em segundos casamentos. A Terapia de Casal poderá proporcionar uma nova perspectiva, ajudando a criar ferramentas e estratégias para lidar com as dificuldades. O seu objetivo principal é melhorar a qualidade da relação, de modo a viver uma vida conjugal mais harmoniosa e feliz.
Alguns casais ou parceiros poderão ser resistentes à Terapia de Casal, e não crêem que será benéfico para a relação. O primeiro passo exige que ambos os parceiros reconheçam que a relação precisa de ajuda.
A Terapia de Casal poderá seguir um formato tradicional presencial ou seguir o formato online, através de Skype, Zoom ou outra plataforma de comunicação.
A Terapia de Grupo, ou Psicodrama, é uma forma de intervenção psicológica que tem como objetivo ajudar as pessoas a compreenderem-se melhor e à sua história, explorando as suas questões, problemas e dificuldades através de técnicas psicoterapêuticas (inversão de papéis, jogos específicos, duplo, treino de papéis entre outras) em ambiente de grupo seguro e protegido. A Terapia de Grupo, ou Psicodrama, permite o “ensaio” de novas respostas para as situações que se repetem ao longo da vida. É um modelo terapêutico que se baseia na ação, permitindo uma experiência física, como se a situação estivesse a acontecer no aqui e agora, tornando conscientes ideias e sentimentos aos quais dificilmente teria acesso apenas através das palavras.
Os grupos terapêuticos funcionam online, via Skype ou Google Meet.
Vantagens da Terapia em Grupo
Regras de Funcionamento do grupo terapêutico
Psicólogas/ Psicodramatistas: Carolina Guedes e Maria João Enes
Composição do grupo psicoterapêutico: entre 5 e 7 elementos
Periodicidade: Semanal
Horário: Quintas-feiras entre as 19h e as 20h30
Duração: 90m
Formato: Online
Traumas, fobias, transtornos do pânico, ansiedade, depressão, enfermidades psicossomáticas, dependência química e adições e desenvolvimento e aperfeiçoamento do desempenho.
EMDR - Eye Movement Desensitization and Reprocessing significa Dessensibilização e Reprocessamento através do Movimento Ocular.
Trata-se de uma psicoterapia baseada no Modelo de Processamento Adaptativo de Informação, um método de dessensibilização e reprocessamento de experiências emocionalmente traumáticas por meio de estimulação bilateral do cérebro, que promove a comunicação entre o hemisfério direito e o esquerdo.
A terapia EMDR possibilita o processamento das memórias traumáticas, permitindo o acesso a uma resolução adaptativa. As memórias continuam a existir, mas sem o efeito perturbador, diminuindo desta forma o sofrimento, modificando crenças negativas e abrindo novas possibilidades de comportamento.
A EMDR pode ser vista como uma terapia de base fisiológica, uma vez que reproduz o que acontece naturalmente no sonho ou sono na fase REM (Rapid Eye Movement), alterando como a memória é armazenada no cérebro, reduzindo os sintomas ou eliminando-os.
A terapia é realizada seguindo um protocolo de 8 fases, existindo durante o processo a estimulação bilateral que pode ser visual, auditiva ou táctil.
A terapia EMDR está indicada para o tratamento de situações traumáticas, fobias, transtornos do pânico, ansiedade, depressão, enfermidades psicossomáticas, dependência química e adições e desenvolvimento e aperfeiçoamento do desempenho.
Apenas médicos psiquiatras e psicólogos com formação certificada pela Associação em EMDR estão habilitados a exercer esta prática clínica. A investigação científica prova a eficiência desta terapia, sendo validade e recomendada por várias entidades de saúde como a American Psychiatric Association (APA), o Department of Veterans Affairs e o Department of Defense dos EUA, o National Institute for Health and Clinical Excellence (NICE) e a Organização Mundial de Saúde (OMS).
A procura de serviços de saúde mental nas empresas está a aumentar. Cada vez mais pessoas resolvem deixar o seu emprego por preocupações com a sua saúde mental. Além disso, grande parte do absentismo (e do presentismo) é provocado por stress, depressão, problemas relacionais e emocionais, o que provoca deterioração no ambiente profissional, desmotivação e diminuição da produtividade. De modo a atrair e a manter os seus trabalhadores, os serviços de saúde mental estão a transformar-me num foco para as empresas que querem manter-se saudáveis e competitivas.
Disponibilizamos consultas de Psicologia e Psicoterapia a empresas, de modo a promover o desenvolvimento pessoal e o bem-estar dos seus colaboradores.
Vantagens para a empresa
Vantagens para os colaboradores
As consultas são realizadas online, evitando custos e tempo com deslocamentos e de afastamento do trabalho, e evitando também o constrangimento que os colaboradores possam sentir ao deslocar-se durante o trabalho para fazer terapia.
Entre em contacto, caso queira explorar esta possibilidade para a sua empresa.
A Supervisão em Psicologia destina-se a psicólogos/as que trabalham em Psicologia Clínica e da Saúde, em contexto privado ou institucional. Dispomos de serviços de Supervisão em Psicologia individual e em grupo (entre 2 e 5 elementos), com base no nosso conhecimento e experiência clínica. Todas as supervisões são feitas em formato online, via Skype ou Zoom.
A Supervisão em Psicologia é um processo no qual é estabelecido um horário e uma frequência regulares para rever e repensar sessões clínicas, examinando-as em detalhe. O objetivo deste trabalho é desenvolver competências clínicas e psicoterapêuticas. A Supervisão em Psicologia é um local seguro onde poderá revelar questões com que possa estar a debater-se, assim como dificuldades e dúvidas acerca do seu trabalho clínico. Nas nossas reuniões de supervisão clínica, analisaremos cuidadosamente as especificidades de cada consulta de Psicologia ou sessão de Psicoterapia. Iremos ajudá-lo/a a esclarecer o que está a acontecer nas consultas e nas sessões a cada momento. Poderão surgir várias questões acerca das quais não tem muitas certezas. A supervisão clínica ajuda-o/a a clarificar as comunicações com o/a cliente e a perceber como melhor intervir.
A Supervisão em Psicologia é um relacionamento colaborativo único que se desenvolve entre o supervisor e o/a supervisionado/a. A supervisão poderá ajudá-lo/a a refletir sobre a sua prática clínica e a promover a autoconsciência e a confiança no seu trabalho clínico. É importante sublinhar que a Supervisão em Psicologia não é psicoterapia. Durante a supervisão, poderá também haver discussão em torno de questões éticas e legais, autocuidado e prevenção do burnout.
Como parte de alguns processo terapêuticos, poderá sentir que o seu trabalho estagnou, ou até mesmo ter dúvidas se terá as competências certas para aquela situação ou questão específica. Um novo olhar em supervisão poderá ajudá-lo/a a desbloquear as dificuldades com que se debate.
A relação supervisionado-supervisor é segura, sem julgamentos, e tem como objetivo promover o desenvolvimento contínuo de um profissional completo. A supervisão pode ser frequentada regularmente (semanalmente ou quinzenalmente) ou de acordo com as necessidades.
A supervisão individual em Psicologia dirige-se a psicólogos/as que desejam desenvolver a sua prática clínica. A supervisão fornece o tempo para explorar e reflectir em profundidade sobre os desafios em jogo, de forma a desenvolver formas eficazes de lidar com eles.
A supervisão em grupo em Psicologia permite a troca de experiências num ambiente de apoio e sem julgamentos, orientado por um psicólogo experiente. A supervisão em grupo permite que o grupo reflicta sobre a sua prática clínica, enquanto desenvolve competências de intervenção psicológica. Os grupos de Supervisão em Psicologia são formados logo que haja um número suficiente de psicólogos/as interessados/as, com as mesmas disponibilidades horárias. Os grupos de supervisão em Psicologia, além de serem financeiramente mais acessíveis, têm a grande vantagem de serem enriquecidos com as contribuições e perspetivas dos/as colegas.
Para fazer a sua inscrição em Supervisão em Psicologia ou para saber mais acerca do seu funcionamento, entre em contacto.
Qual a duração do programa de Supervisão em Psicologia? É contínuo ou apenas de uma sessão?
O período de tempo em que trabalhamos juntos em supervisão clínica depende de si. Podemos trabalhar de modo contínuo por um período de tempo em supervisão, mas também estamos disponíveis para agendar uma sessão única acerca de uma questão ou situação específica.
Sou psicólogo/a. Deveria fazer Supervisão em Psicologia?
Todos/as os/as psicólogos/as deveriam estar sob supervisão em Psicologia. Todos/as os/as psicólogos/as deveriam reunir-se regularmente com um colega para discutir as consultas e as questões clínicas que têm em mãos. A supervisão clínica em Psicologia permite verificar e melhorar a qualidade do seu trabalho enquanto psicólogo/a. A Supervisão em Psicologia ajuda-o/a a manter altos os padrões de qualidade na prática clínica.
O trabalho em supervisão é confidencial e a privacidade de todos/as os/as envolvidos/as é respeitada.
Quem pode inscrever-se em Supervisão em Psicologia?
Poderão inscrever-se para Supervisão em Psicologia psicólogos/as inscritos/as na Ordem dos Psicólogos Portugueses e que querem melhorar os seus conhecimentos e as suas competências clínicas.
Quais são as vantagens de fazer Supervisão em Psicologia?
Paulo Melo Lopes
Psicologia e Psicoterapia
paulomelolopes.psicologia@gmail.com
Registado na Entidade Reguladora da Saúde
Consultas presenciais
Porto
Pr. Mouzinho de Albuquerque, nº 113, 803-A
4410-359 Porto
Portugal
© 2024 Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução total ou parcial, em qualquer suporte, sem prévia permissão escrita.
Usamos cookies para garantir que tem a melhor experiência no website. Para saber mais, leia a página sobre a política da privacidade.